Ensinando e aprendendo com as TIC.
Cursista: Dorile de Fátima Ferreira.
Serie: 3° Ano Disciplina: Ciências.
Plano de Aula.
Conteúdo: Os ambientes do Brasil.
Competência.
Ser capaz de identificar a vegetação típica da cada região brasileira e como algumas ações do homem pode causar danos a estes ambientes.
Habilidades.
Conhecer alguns cuidados que devemos ter com o ambiente da região em que vivemos.
Identificar a vegetação típica das regiões brasileiras e como atitudes de degradação pode comprometer o meio ambiente e a sua vegetação;
Procedimentos metodológicos.
Para iniciar o estudo sobre o assunto, questione a turma como seria chegar em casa e encontrá-la toda suja, com mau cheiro, toda destruída, debatendo que assim é também com o meio ambiente. É importante, que os alunos percebam a necessidade de cuidarmos do ambiente onde vivemos e do meio natural.
Levar a turma para ver um vídeo sobre as regiões brasileiras e suas respectivas vegetações e como a preservação é importante, principalmente na floresta amazônica.
Criar cartazes com fotos ou ilustrações de diferentes paisagens, comentando as características de cada uma delas e listar na lousa os tipos de vegetação que os alunos conhecem.
Realizar uma pesquisa sobre as variedades na vegetação brasileira e fazer um resumo relacionados às diferentes vegetações.
Confeccionar um mapa do Brasil destacando com cores diversificadas a localização dos tipos de vegetação.
Recursos.
Livro didático, Ciências projeto Pitanguá Pg. 82.
Cartazes – Cartolina, Pincel Atômico e gravuras.
Vídeo, microssistem e Internet.
Mapa da Vegetação brasileira.
Confira o Blog do PIBID IFTO
Há 10 anos
Parabéns pelo seu planejamento.Você realmente faz a diferença!
ResponderExcluirBjinhos
Ivana
Oi, Dorile amei seu plano de aula,seu planejamento demonstra o quanto você é criativa.
ResponderExcluirParabéns!!!