Recadoseglitters.com

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Vivemos numa sociedade de aprendizagem, na qual podemos construir nossos conhecimentos a partir de uma exigência social crescente que nos conduzirá a uma constante busca do saber sempre mais e como educadores e aprendizes que somos, devemos estar sempre preparando para atender a estas novas exigências do mercado educacional.
Neste curso adquiri muito no que diz respeito a conhecimentos novos, tais como inseri música e vídeo em um plano de aula, a fazer e montar um slide a construir um texto embasado num hipertexto tudo isso me proporcionou uma riqueza grandiosa em meus conhecimentos.
Posso dizer que as dificuldades foram imensas, em todos os aspectos e em cada aprendizagem, houve muitas barreiras que foram transpostas com muito esforço e dedicação, pois quando se deseja o conhecimento e o buscamos vencemos todas as dificuldades. Também não podemos comentar o quão importante foi a ajuda dos tutores em nossa aprendizagem que foi tão necessária, como o curso em si.
Assim faz se notório enfatizar que as mudanças em nossas práticas pedagógicas foram radicais, pois quando dominamos as dificuldades e aprendemos a lidar com ela é mais fácil utilizar-se dela para ensinar melhor, pois nunca houve tantas pessoas aprendendo tantas coisas ao mesmo tempo como em nossa sociedade atual. A informatização do conhecimento tornou-se acessível a todos que a desejarem. Antes do curso pouco utilizava as tecnologias no meu dia-a-dia, agora tornou-se quase uma rotina, planejar aulas diferenciadas para ensinar e aprender com meus educandos. É importante atender a aprendizagem de forma contínua, tornando a educação mais prazerosa e efetiva.
Contudo, hoje a educação pode assumir uma outra dimensão em que ensinar pode ter um outro significado ou seja proporcionar condições para que a aprendizagem seja produto de um processo de construção de conhecimento que o aprendiz realiza na interação com o mundo dos objetos e do social.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

A escola cabe a função de formar cidadãos, capazes de atuar dignamente assumindo seu papel dentro dessa sociedade por isso o cuidado com o tratamento dispensado aos conteúdos exerce uma importante responsabilidade de garantir o desenvolvimento dos educandos no que diz respeito as habilidades e competência articuladas pelo currículo escolar.

No âmbito educacional a função do currículo é garantir que o programa de estudo, ou seja, de ensino seja cumprido gerando expectativas de novas aprendizagens, principalmente no que toca no conhecimento e aprendizagem as novas tecnologias.

A escola deve estar sempre buscando adequar-se as novas exigências educacionais, criando situações que favoreçam a aquisição do conhecimento as novas mídias, buscando encaixar uma versão nova e educar ensinando e aprendendo simultaneamente, pois os conteúdos curriculares devem inserir-se dentro destas novas tecnologias educacionais.
Pensando sobre Possíveis Mudanças e Contribuições da Tecnologia.

Aluna: Dorile de Fátima Ferreira.

As novas linguagens relacionadas as novas mídias digitais e tecnológicas que a educação tem incorporado tem dado uma abertura q novas e diferentes maneiras de aprender. E cada vez mais comum a interação que o aluno tem com a internet e com o uso constante do computador e a escola precisa estar atenta para estar se adequando a uma aprendizagem diferenciada, voltada primeiro a inovação do professor, pois tais mudanças só entraram na escola pelo professor que deve estar na linha de frente destes desafios, pois e uma figura fundamental neste processo.
Assim a aprendizagem deve ser vista como um processo interativo ao mesmo tempo que socializador que vai alcançar sua plenitude com a mediação do professor em relação ao aluno. Isso implica que a escola e os profissionais de educação se torne capaz de criar e recriar praticas metodológicas que envolva o desejo de estar em constante aprendizagem, pois depois do computador e do uso freqüente da internet pela população mundial a educação nunca mais será como antes, deve –se adequar e estar em constante inovação, pois como a aprendizagem acontece o tempo todo, ela deve acompanhar as mudanças para garantir a sua contribuição, sendo assim as instituições educacionais devem alterar seus métodos e abordagens pedagógicas, tornando a educação mais prazerosa e efetiva.
Então hoje o grande e talvez o maior desafio e tornar o professor a peça principal pesquisador desta nova forma de aprender e ensinar precisa, buscar uma pedagogia voltada a utilização das mídias digitais dentro das nossas escolas onde professores e alunos vão falar a mesma língua e a tecnologia não será um abismo entre educando e educadores, tornando se um elo que os unira para fazer uma educação inovadora, pois ser professor é cuidar da aprendizagem de nossos alunos com amor e dedicação capaz de fundir nosso conhecimento.

terça-feira, 20 de julho de 2010

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Plano de aula - Autoria de objeto de hipermídia

REFLEXÃO SOBRE AULA/UNIDADE III MODULO III

Atividade 3..

De acordo com as orientações apresentadas no modulo para a elaboração e execução do plano de aula utilizando material digital e os recursos do programa TV escola.

Publico Alvo: 5°ANO
Disciplina: Geografia.
Conteúdo: A diversidade dos ambientes brasileiros
Vídeo escolhido:
Eixo Norteador: Meio Ambiente/Diversidade/Tecnologia na Sociedade.

Situação didática e recursos.

Levar a turma ao LABIN e pesquisar sites que proporcione aos alunos a maior numero de informações sobre os tipos de vegetações existentes no Brasil e como nos, enquanto seres sociais podemos colaborar com a preservação do nosso meio ambiente.
Utilizar como recursos os computadores do laboratório de informática, livro didático, consultando o predomínio de vegetação existente em cada região.
O Planejamento foi realizado com a turma do 5° ano6 da Escola. Estadual.Irmã Aspásia com sucesso, pois os alunos participaram de forma surpreendente e nova, levantando questionamentos sobre o conteúdo e demonstrando interesse nesta aula diferenciada e com recursos digitais que de certa forma motivou ainda mais a participação individual e do grupo.

Site para pesquisa, http://www.ibge.gov.br/ibgeteen/pesquisa.demografias.html
http://www.youtube.com/tvescola

terça-feira, 29 de junho de 2010

Planejando atividade com hipertxto e hipermidia

Ensinando e aprendendo com as TIC.

Cursista: Dorile de Fátima Ferreira.
Serie: 3° Ano Disciplina: Ciências.

Plano de Aula.

Conteúdo: Os ambientes do Brasil.

Competência.

Ser capaz de identificar a vegetação típica da cada região brasileira e como algumas ações do homem pode causar danos a estes ambientes.

Habilidades.

 Conhecer alguns cuidados que devemos ter com o ambiente da região em que vivemos.

 Identificar a vegetação típica das regiões brasileiras e como atitudes de degradação pode comprometer o meio ambiente e a sua vegetação;


Procedimentos metodológicos.

Para iniciar o estudo sobre o assunto, questione a turma como seria chegar em casa e encontrá-la toda suja, com mau cheiro, toda destruída, debatendo que assim é também com o meio ambiente. É importante, que os alunos percebam a necessidade de cuidarmos do ambiente onde vivemos e do meio natural.
Levar a turma para ver um vídeo sobre as regiões brasileiras e suas respectivas vegetações e como a preservação é importante, principalmente na floresta amazônica.
Criar cartazes com fotos ou ilustrações de diferentes paisagens, comentando as características de cada uma delas e listar na lousa os tipos de vegetação que os alunos conhecem.
Realizar uma pesquisa sobre as variedades na vegetação brasileira e fazer um resumo relacionados às diferentes vegetações.
Confeccionar um mapa do Brasil destacando com cores diversificadas a localização dos tipos de vegetação.

Recursos.

 Livro didático, Ciências projeto Pitanguá Pg. 82.
 Cartazes – Cartolina, Pincel Atômico e gravuras.
 Vídeo, microssistem e Internet.
 Mapa da Vegetação brasileira.

quinta-feira, 10 de junho de 2010

O que é hipertexto?

Nossa sociedade vive momentos de grandes mudanças, onde os indivíduos cada vez absorvem mais conhecimentos no que diz respeito às novas tecnologias que nos são oferecidas a todos os instantes de nossa caminhada educacional. Estamos em contato direto com novidades que viabilizam aquisição de culturas ligadas a internet e a revolução tecnológica e de comunicação que a cada dia se torna mais intensa e promissora em pequenos ambientes inovadores tem vem se alastrando em meio as redes. Contudo estar em rede não gera conhecimento, estar conectado numa pesquisa ou em busca de aprendizagens sim.
A partir da evolução da comunicação e informação através das tecnologias percebemos a possibilidade de mudanças significativas na área educacional.
Entrar em contato com um hipertexto e navegar neste mundo virtual é incrível, pois abre possibilidades de integração com intuito de oferecer ambiente propicio de interação e ao desenvolvimento pelos seus usuários. Os hipertextos é uma nova linguagem usada para transmissão de conhecimentos de variadas formas. Ao navegar neste mundo de informações ficamos fascinados com a capacidade humana de promover blocos de informações ligados por conexões.
Basicamente, um hipertexto é um programa que organiza os conhecimentos, os dados e aquisição de informações e comunicação, pois um leitor de um hipertexto digital interage de forma direta com objetos de leitura. Ao navegar num hipertexto ficamos fascinados, por estarmos ligados por conexões que vai facilitar a leitura de textos, com imagem pelo mundo fascinante da aprendizagem
Diante de um hipertexto o educador tem a possibilidade de mediar os conhecimentos de forma pratica inovadora e eficaz e pode constituir também um recurso importante para organizar diversas aulas e disciplinas ministradas simultaneamente em sala de aula.
Sendo assim estamos diante de mais uma inovação tecnológica fantástica de aprendizagem e pesquisa.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

QUEM SOU COMO PROFESSOR E APRENDIZ ?



Vivemos em uma sociedade voltada fundamentalmente à aquisição de experiências através de novos conhecimentos, no entanto a cada vez mais indivíduos que apresentam dificuldades para aprender o que a sociedade exige delas o que em termos educacionais pode ser classificado como fracasso escolar. O professor desempenha um importante papel como condutor e mediador da aprendizagem buscado para si mesmo para seus educandos novas praticas para que inove a sua maneira tanto de aprender quanto de ensinar.
Dentro desta concepção podemos afirmar que a informatização do conhecimento tornou se o mais acessível de todos os saberes e enquanto professores, temos o dever e a necessidade de nos adequar a esse mundo virtual acompanhando a revolução tecnológica e cultural destes novos dias para que como aprendizes neste processo possamos contribuir eficazmente com os nossos educandos dentro e fora do ambiente escolar.
Sendo assim o professor enquanto educador e um eterno aprendiz e explorador dos seus conhecimentos buscando proporcionar uma aprendizagem segura e de qualidade para si mesmo e para os seus alunos compreendendo seu papel na formação de cidadãos capazes de enfrentar estas novas demandas da aprendizagem.
Na verdade a formação de qualquer sujeito para atuar bem no meio social no qual está inserido está vinculada aos conhecimentos que este adquiriu dentro e fora do ambiente escolar. Portanto podemos enfatizar que os indivíduos estão aprendendo constantemente e de varias maneiras ficando a critério do professor entender e buscar a melhor maneira de aprender e ensinar para atender bem a sua clientela de alunos. Embora se diga que a sociedade em que vivemos e a da inovação dos conhecimentos o professor e aprendiz necessita contribuir mais pra que possamos melhor colaborar com a nossa sociedade.